A aprendizagem e suas dificuldades

   Aprender, estudar, raciocinar, armazenar, relacionar...quanta coisa a nossa mente é capaz de executar. Mas não somos bons em tudo o que fazemos. Para muitas habilidades temos dificuldades, e isso é completamente normal. Uns tem facilidade para Exatas, outros para Humanas, e assim, vamos construindo nossas escolhas para a vida.

  No entanto existem algumas dificuldades encontradas na escola, que ultrapassam esses limites, e portanto, recebem um nome mais específico, que são os Distúrbios de Aprendizagem (DA). Essa classe de dificuldades normalmente torna a vida da pessoa mais difícil desde os primeiros anos escolares, e podem acompanhá-la por toda a vida.

   É sempre muito importante procurar entender porque uma criança não está aprendendo. Com tantos métodos educacionais distintos, é comum encontrar crianças que se identifiquem mais com uma forma do que outra, para aprender. E nesses casos, a dificuldade pode ser mais pedagógica, e portanto, com maior chance de ser solucionada.

   Qualquer sinal de baixo rendimento deve ser investigado para esclarecimento dos motivos pelos quais essa queda está ocorrendo. Além disso, intervenções precoces costumam oferecer resultados mais positivos e evitam prejuízos prolongados.

     Lembre –se que a autoestima e a autoconfiança da criança são fatores importantes para o seu sucesso escolar. E a criança que vai mal, tende a se desmotivar e sentir-se fracassada. Muito menos do que recebemos para avaliação na clínica, é realmente um DA. Por isso, nunca estabeleça rótulos sem uma avaliação cuidadosa de um profissional.

Acesse nosso blog, e leia mais sobre as DA’s.

Fernanda Corrêa

Psicóloga Clínica

CRP 06/75235

© 2017

Curta nossa página

no facebook