Buscar
  • Fernanda Corrêa - Psicóloga

Leitura precoce é saudável?


A leitura nos conduz ao mundo da informação, da fantasia e do conhecimento. Através dela ampliamos a nossa relação com o mundo.

Para que ela aconteça, a criança necessita atingir alguns pré-requisitos durante o seu desenvolvimento, de modo que o nosso cérebro atinja a maturidade necessária para tal.

Mas é saudável instituir a leitura de forma precoce?

Depende...

Se a intenção é fazer com que o bebê leia no sentido específico da palavra, fazendo as junções dos sons tal como na alfabetização, isso não é saudável. Até porque o aparato neurológico não estabelece a função leitura em si ainda, mas sim uma relação de discriminação visual associada à forma logográfica. Forçar esse aprendizado é mais reforçador para os pais, do que benéfico para as crianças.

Mas podemos dizer que há um tipo de leitura muito bacana que pode ser desenvolvida em bebês, uma leitura rica, que amplia repertório de vocabulário, que estimula a fantasia, que desenvolve a motricidade, a atenção visual e auditiva, e o comportamento leitor.

O Projeto Entorno, apresentado neste vídeo é um ótimo exemplo da leitura dedicada a essa faixa etária. Conheça o belo trabalho realizado por essas educadoras.

Por mais projetos assim!


28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2017

Curta nossa página

no facebook