top of page
Buscar
  • Fernanda Corrêa - Psicóloga

Leitura precoce é saudável?


A leitura nos conduz ao mundo da informação, da fantasia e do conhecimento. Através dela ampliamos a nossa relação com o mundo.

Para que ela aconteça, a criança necessita atingir alguns pré-requisitos durante o seu desenvolvimento, de modo que o nosso cérebro atinja a maturidade necessária para tal.

Mas é saudável instituir a leitura de forma precoce?

Depende...

Se a intenção é fazer com que o bebê leia no sentido específico da palavra, fazendo as junções dos sons tal como na alfabetização, isso não é saudável. Até porque o aparato neurológico não estabelece a função leitura em si ainda, mas sim uma relação de discriminação visual associada à forma logográfica. Forçar esse aprendizado é mais reforçador para os pais, do que benéfico para as crianças.

Mas podemos dizer que há um tipo de leitura muito bacana que pode ser desenvolvida em bebês, uma leitura rica, que amplia repertório de vocabulário, que estimula a fantasia, que desenvolve a motricidade, a atenção visual e auditiva, e o comportamento leitor.

O Projeto Entorno, apresentado neste vídeo é um ótimo exemplo da leitura dedicada a essa faixa etária. Conheça o belo trabalho realizado por essas educadoras.

Por mais projetos assim!


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Porque as crianças têm dificuldades em compartilhar?

Quanto menor a criança, menos desenvolvidade é a sua habilidade social em compartilhar. Um estudo realizado por cientistas dos Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e do cérebro na Alemanha obse

Vem aí o Congresso da ABENEPI

O IX Congesso Paulista da ABENEPI acontecerá em 28 e 29/09/2018 na cidade de São Carlos. E o tema central serão os Transtornos do Neurodesenvolvimento: Desafios para a intervenção. Vale a pena confer

bottom of page