Quando é importante procurar um psicólogo (a) infantil?

Você sabe quando procurar a ajuda de um psicólogo (a) infantil?

Então vou te ajudar!

        Muitas vezes nós adultos enfrentamos situações adversas na vida, as quais temos dificuldades para explicar o que estamos sentindo e/ou precisando. Mas ainda assim, temos mais recursos verbais para nos comunicarmos com um profissional e pedir sua  ajuda.

            Mas e quando isso acontece com a criança? 

         Aí é que está! A criança na maioria das vezes demonstra em comportamentos aquilo que ainda não sabe descrever.  Um comportamento agressivo ou irritável repentinos, por exemplo, podem ser indícios de que algo não vai bem.

         O psicólogo infantil então, através de estratégias lúdicas, observa e interage com a criança à fim de identificar o que está acontecendo com ela. 

        Depois, o psicólogo (a), juntamente com os pais, planejam as intervenções e trabalham juntos. 

Essa parceria é fundamental!

     Fique sabendo que as situações do dia-a-dia e a forma como acontecem as interações são determinantes para se manter ou não comportamentos. É por isso também que a participação ativa da família aumentará  as chances de sucesso da psicoterapia dar certo. 

Fernanda Corrêa

Psicóloga clínica

CRP 06/75235

Você sabia?

      A Psicologia é uma ciência cuja teoria pode ser baseada em abordagens diferentes.

     Há profissionais que atuam numa linha mais psicanalítica (que seriam os seguidores de Freud, para simplificar). Mas também há outras linhas de atuação como os comportamentalistas e os cognitivistas.

   Todos realizam trabalhos com seriedade visando minimizar o sofrimento psíquico. 

      Aqui nesse site serão abordados temas na minha abordagem que é a Psicologia Comportamental, cujo principal embasamento são as teorias skinerianas.

© 2017

Curta nossa página

no facebook